Marcadores

artigos (102) Biblia (127) boa (73) boa noticias e reportagens (13) e (13) Editorial (40) Fale Conosco (1) mensagens (263) mL (34) musicas (13) oração (135) Palavra de vida (3) para refletir (32) penso assim (61) receitas (36) reflexão (173) tecnologias (4) unido (45)

sábado, 4 de maio de 2013

Nhá Chica, Testemunho do Amor de Deus

  Igreja >04 -05-2013







Cidade do Vaticano (RV) - RealAudioMP3 Quando alguém se entrega a Deus e vive plenamente essa entrega, não só é feliz, plenamente feliz, mas partilha essa felicidade com outros. Esse é o caso de Francisca de Paula de Jesus, a Nhá Chica.

Predestinada a ser santa, desde sua criação por Deus, mesmo sendo fruto de uma relação fora do matrimônio e sequer tenha conhecido seu pai. De fato, Deus não faz acepção de pessoas – sua graça opera onde e quando quer.
A origem de Nhá Chica está marcada pela busca de Deus, através da oração e também pela opressão e violência que fazia parte da vida da mulher negra. Sua avó, Rosa de Benguela, trazida de Angola em um navio negreiro, foi violentada pelo seu senhor e, mais tarde, começou a participar da liturgia e a freqüentar os ofícios divinos na região mineira. Ao mesmo tempo era pródiga com os necessitados. Izabel Maria, sua filha e mãe de Nhá Chica, a gerou de um pai desconhecido e teve profundas convicções religiosas. Antes de morrer soube dar à filha um conselho iluminado: dedicar toda sua vida à caridade e à oração, vivendo como leiga.
Francisca, órfã desde os dez anos, jamais esqueceu o conselho materno. Por outro lado, seu irmão, Teotônio Pereira do Amaral, que se tornara um homem rico, morreu e deixou seus bens para a irmã, que os distribuiu aos pobres e também com eles construiu uma capela para Maria.

Sentindo-se vocacionada a dar sua vida à caridade aos demais, mostrando a eles o carinho de Deus, Nhá Chica optou por uma vida de profunda intimidade com Deus através da oração e do serviço caritativo ao próximo.
Ela se tornou um referencial para todos os aflitos que a procuravam, sabendo de sua intimidade com a Virgem Maria, para pedir sua intercessão em casos muito difíceis. Nhá Chica respondia nada atribuindo à sua pessoa, mas dizendo que iria falar com “Minha Sinhá”. E ao receber o agradecimento pela graça alcançada, ela dizia: “Eu peço a Nossa Senhora, que me escuta e responde.”
Outro grande dom que Nhá Chica recebeu foi ser grande conselheira. Viveu orientando as pessoas que a procuravam e apontava o caminho que levava à felicidade, ainda nesta vida.

Sua vida se distinguiu pelo amor a Jesus, grande devoção a Nossa Senhora, amor à Igreja, ao Papa, aos bispos e aos sacerdotes, profundo carinho pelos idosos, caridade extrema para com os pobres e respeito pela natureza.

Ser devoto de Nhá Chica significa imitá-la em seus atos de fé, de esperança e de caridade. Devemos nos alegrar não por essa nova Beata da Igreja ser mineira ou brasileira, mas porque ela soube, apesar de todos os limites que a vida lhe proporcionou, colocar sua confiança apenas em Deus.
Ela transformou inteligência, capacidade de aconselhar, solidariedade, recursos financeiros e saúde, enfim, todos os seus bens, em bens divinos, ao colocá-los todos a serviço do Evangelho de Jesus Cristo, especialmente ao mandato: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei!”

Quando estivermos em situações difíceis e quisermos a ajuda de Nhá Chica, bastará pedir a essa nossa irmã aquilo de que precisamos. Certamente ela levará nossas aflições à nossa Mãe, que a ouvirá e levará nossas angústias a Nosso Senhor.
Retribuiremos o dom recebido abrindo nosso coração e nossos recursos – mesmo poucos – ao irmão mais necessitado do que nós; afinal, entramos no circuito do Amor. (CAS)




Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blogue

Carregando...